Os cientistas se surpreenderam ao descobrir que a mesma fórmula poderia ser usada para prever como as pessoas se sentem enquanto jogam games, mesmo tendo como recompensa apenas pontos, e não dinheiro.
Mais de 18 mil pessoas ao redor do mundo tiveram a felicidade prescrita por meio de uma equação desenvolvida por pesquisadores da University College London. A solução matemática final mostra que os momentos de felicidade não refletem apenas em se a vida está fluindo bem, mas se ela está indo melhor do que o indivíduo imaginava.
O que as pesquisas científicas dizem sobre a ciência da felicidade
Especialistas defendem três formas para alcançar felicidade
O estudo publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences apresentou uma equação capaz de prever como as pessoas que se dizem felizes realmente estão se sentindo, principalmente em relação a acontecimentos a longo prazo e eventos que lidam com recompensas, como tomadas de decisões importantes no trabalho. Expectativas também podem ser um bom fator para decifrar a felicidade.
Para a primeira parte da experiência, 26 pessoas foram submetidas a tomadas de decisões capazes de influenciar o ganho financeiro. Em seguida, eles tiveram de responder o quão felizes estavam naquele momento. A equipe utilizou também a ressonância magnética para observar os sinais neurais dos participantes durante a tarefa.
Por meio dos dados recolhidos, os cientistas desenvolveram um modelo computacional onde a felicidade relatada pelos indivíduos estava relacionada com recompensas e expectativas recentes. Na segunda parte da pesquisa, o programa foi testado com 18.420 participantes por meio de um aplicativo gratuito para smartphones, o The Great Brain Experiment - disponível para iPhone e Android.
Veja a fórmula desenvolvida pelos cientistas:
- Nós queríamos ver como recompensas de momento afetam a felicidade, mas descobrimos que expectativas em relação a eventos de longo prazo, como começar em um novo emprego ou se casar, também influenciam o sentimento - disse Robb Rutledge, principal autor do estudo.
Felicidade pode ter influência genética
Cinco fatos sobre como o otimismo e a felicidade podem melhorar a saúde
O pesquisador acredita ainda que, em algumas situações, expectativas menores deixam as pessoas mais felizes, por terem uma probabilidade maior de apresentarem resultados positivos capazes de superar o esperado. Além disso, fazer planos para atividades prazerosas, como encontrar amigos ou fazer um passeio agradável, pode aumentar a felicidade pela expectativa do indivíduo durante o planejamento.
Leia mais sobre saúde e bem-estar
- A nossa experiência com o aplicativo reforça que a equação da felicidade pode ser aplicada a milhares de pessoas que jogam o jogo ao redor do mundo, demonstrando o enorme valor desta abordagem para o estudo do bem-estar humano em grande escala - acrescenta Rutledge.