Desde que comecei a relatar em blogs minhas dicas de viagens e experiências gastronômicas em família, conheci muita gente interessante nesse pequeno-grande mundo que é a blogosfera family-friendly. As relações virtuais logo foram dando lugar ao cafezinho, ao brinde e às boas conversas ao vivo. No mês passado, tive um desses encontros em que fotos e logotipos de perfis das redes sociais ganham vida: blogueiros de várias partes do Brasil invadiram uma das maiores feiras de turismo do mundo, a World Travel Market Latin America (WTM), em São Paulo. Foi durante a ocasião que conversei com Cláudia Pegoraro, gaúcha da fronteira, promotora, blogueira, 68 países no currículo e uma legião de fãs, incluindo euzinha. Claúdia Pegoraro (a mãe), Marlon (o pai) e Lipe (o filho) são os autores do blog Felipe, o Pequeno Viajante.
Primeiramente, antes de apresentar o trio e suas aventuras que certamente renderiam um livro (e não apenas uma coluna!), vale ressaltar um trecho da pesquisa apresentada pelo instituto Euromonitor durante a WTM. O estudo trouxe as principais tendências emergentes em viagens e turismo no mercado latino-americano. "Viagens em família" apareceu em destaque na lista. Pais têm mais dinheiro mas menos tempo para ficar com a família e, de certa forma, a viagem se tornou uma forma de compensação e vivência familiar. Segundo a pesquisa global da Euromonitor, "despesas com filhos" é a categoria em que os pais mais estão dispostos a gastar em uma viagem.
E onde essas famílias estão buscando inspiração para planejarem seus sonhos? Certamente em outras famílias que compartilham seus roteiros com entusiasmo e capricho em blogs e vídeos de viagens. Há blogueiros especializados em Disney, destinos específicos, luxo, entre outros tópicos com crianças na bagagem. E existe, também, Felipe, o Pequeno Viajante, que se especializou em encorajar famílias a colocarem o filho (ou bebê!) no mundo em lugares antes impensáveis, por vezes, ousados. Marrocos, Nepal, Índia, Bósnia, Camboja, Colômbia, Indonésia, Estônia e Malásia são alguns dos 38 carimbos no passaporte desse incrível viajante mirim de, pasmem, cinco aninhos.
O casal Pegoraro trabalha em equipe. As fotos e os vídeos do blog são do Marlon, gremista fanático. Os textos, da Cláudia, colorada e incansável quando o assunto é planejar a viagem. Ele carrega o filho na cacunda. Ela prefere empurrá-lo no carrinho. Em média, planejam três viagens por ano. Em setembro, embarcam para mais uma proeza de Motor Home (o blog é referência em viagens nessa modalidade de transporte!) pelo Alasca, Canadá e Seattle.
Até quando está em casa, tomando um bom chimarrão, o trio está literalmente voando alto e conquistando o mundo. É que a foto do gauchinho Lipe pulando nos braços do pai no Camboja ilustrou com louvor a reportagem "Meu Parquinho é o Mundo", na revista de uma empresa aérea brasileira no mês de abril. E não para por aí. Enquanto eu passeava com a Cláudia por São Paulo, durante a WTM, ela recebeu dois convites de peso: entrevista com Fátima Bernardes e com Fábio Porchat (comediante dos Porta dos Fundos que vai estrear na web o programa de viagens Porta Afora).
Por fim, mesmo rodando o mapa-múndi, arrisco-me a dizer que a melhor viagem da Cláudia e do Marlon foi de Jaguarão (onde moram) até Pelotas, no hospital em que o Lipe nasceu. Sempre forte e saudável, esse gurizinho veio ao mundo com o pé na estrada, e o mais importante, sempre com um sorriso sincero. Basta observar as imagens publicadas pela família para perceber que o pequeno viajante é feliz aqui ou na China. Talvez o que realmente conta, e inspira os leitores, não seja o número de países visitados pela família, mas, sim, o bom astral, a parceria e a alegria sem tamanho de ver o mundo pelos olhos do filho.