Nos dias de hoje, com essa correria, a maioria das pessoas se esquece de cuidar da saúde de uma forma simples. No entanto, esse cuidado deve ser constante, feito ao menos de duas a três vezes por semana. A atividade física faz a diferença na hora do envelhecimento.
É importante termos hábitos saudáveis para viver mais e melhor. Nosso corpo deve ser bem cuidado.
Por volta dos 30 anos, variando de acordo com o indivíduo, o organismo passa a sofrer uma série de influências que, se permitirmos, acelerarão os nossos processos degenerativos. Começamos a perder massa muscular, aumentamos o percentual de gordura, perdemos força, há diminuição no desempenho físico, perdemos mobilidade e flexibilidade.
As lesões degenerativas, como a osteoporose, querem e começam a atuar de forma intensa em nosso organismo. O pulmão passa a sofrer alterações, inclusive tem seu peso reduzido. No sistema cardiovascular, a capacidade do coração diminui, aumenta a pressão, reduzindo a circulação sanguínea.
Os movimentos funcionais começam a ficar mais precários, a diminuição da força é um dos primeiros fatores que detectamos.
A atividade física oferece importantes benefícios, como a prevenção e a redução de problemas cardiovasculares, pulmonares, auxílio no controle do diabetes, artrite, fortalecimento muscular, manutenção da densidade óssea, entre outros, proporcionando melhorias significativas no equilíbrio, na velocidade dos deslocamentos, no reflexo, na diminuição da depressão e ainda retardando as consequências degenerativas.
O aumento da força e a hipertrofia muscular têm um impacto substancial nas tarefas diárias e na atividade funcional, uma vez que protege contra lesões. Fica evidente, uma vez mais, que a prática de exercício produz efeitos protetores contra a evolução de doenças crônicas degenerativas, aumenta a expectativa de vida e, acima de tudo, melhora o estado de saúde do indivíduo.
É importante que as pessoas procurem uma atividade de que gostem para que consigam se manter assíduas, executando exercícios que lhe agradem e motivem, gerem bem-estar e qualidade de vida. Pode ser musculação, yoga, treinamento funcional, pilates, caminhada, natação etc. Opções não faltam.
O importante é que a atividade física seja praticada de forma regular e adequada.