Se você quiser conhecer os segredos de alguém, faça essa pessoa rir. De acordo com uma nova pesquisa publicada na revista Human Nature, o riso pode tornar os indivíduos mais propensos a se envolver em "auto-revelação" - ou seja, correm maior risco de compartilhar fatos íntimos de sua vida.
Entenda por que choramos quando estamos felizes
Foram recrutados 122 estudantes de graduação. Eles foram divididos em grupos de quatro pessoas para assistir a um videoclipe. Havia três opções: um stand-up de comédia, um documentário e um tutorial sobre regras de golfe.
Após assistirem ao vídeo, os alunos foram orientados a escrever uma pequena biografia sobre outro membro do grupo. Os que tinham visto o vídeo de comédia compartilharam mais detalhes pessoais em comparação com as outras duas turmas.
Pessoas que fazem outras sorrirem são mais felizes
Segundo os pesquisadores, aqueles que assistiram ao clipe engraçado escreveram coisas como: "em janeiro, eu quebrei minha clavícula ao cair enquanto dançava" e "metade dos meus filmes favoritos são (vergonhosamente) da Disney". Nos outros grupos, foram registradas respostas como: "eu amo comer alimentos diferentes" e "eu sou de Cheltenham".
Os pesquisadores acreditam que o riso atua como uma espécie de "lubrificante social". Segundo eles, a endorfina - hormônio produzido na hora do riso - tem um importante papel na formação de laços sociais e "o riso pode aumentar a vontade de revelar informações íntimas, porque o efeito da endorfina torna o indivíduo mais relaxado".