Calorões, insônia e irritação se tornaram comuns na vida na sua vida? Eis que a menopausa pode ser a explicação para essas mudanças. Durante a juventude, o organismo das mulheres, em geral, produz hormônios como o estrogênio e a progesterona em grandes quantidades. As mudanças acontecem porque na menopausa a produção desses hormônios sofre um declínio que, muitas vezes pode ser drástica. Falta de memória, ganho de peso, perda de cálcio dos ossos também podem acontecer em decorrência dessa diminuição de produção de hormônios.
O crescimento do tratamento hormonal não tem sido visto com bons olhos pela maioria dos médicos. Isso porque, ao longo dos últimos 30 anos, inúmeras pesquisas têm apontado relação entre esses tratamentos e o aumento da incidência de câncer de mama, mal de Alzheimer e doenças cardiovasculares.
O que acontece na pós-menopausa?
Prós e contras das terapias hormonais para tratar a menopausa
Quatro dicas para amenizar os sintomas da menopausa
Uma pesquisa publicada pela revista da The North American Menopause Society apontou que 68% das mulheres em todo o mundo que estão na menopausa fazem uso de tratamentos hormonais manipulados, principalmente de medicamentos que não são rastreáveis pelos sistemas de saúde. Cerca de três mil mulheres com mais de 50 anos foram ouvidas pelos pesquisadores.
Os riscos de tomar hormônios manipulados não aprovados ainda não estão documentados porque as formulações não são testados em ensaios clínicos. Os médicos que participaram do estudo afirmaram que isso é especialmente perigoso porque as mulheres podem estar tomando estrogênio sem progesterona suficiente, o que aumenta consideravelmente o risco de câncer de endométrio.
Os resultados da pesquisa mostram que 63% das mulheres conversa com seus médicos sobre os sintomas da menopausa e as opções de tratamento. No entanto, poucas estão usando a terapia hormonal na menopausa adequada - apenas entre 13% a 15% das entrevistas. 68% delas procura por médicos que prescrevam hormônios chamados de naturais ou bioidênticos sem saber que o risco mora exatamente aí, afinal os naturais não têm embasamento científico sobre as consequências que podem causar.
Outro cuidado que as mulheres devem ter antes de solicitar a terapia hormonal são as contra-indicações. Histórico de câncer do endométrio e de mama, problemas vasculares como a trombose e quem tem ou já teve doenças graves no fígado devem ficar longe desse tipo de terapia.
A dica dos pesquisadores é: sempre tire todas as dúvidas com seu médico e pesquisa sobre os benefícios e malefícios dos tratamentos hormonais antes de insistir nessa opção.
Outras atitudes também podem desacelerar os sintomas da menopausa. Saiba quais são eles:
- Alimentação saudável
- Atividade física ao menos três vezes por semana
- Evitar frituras e açúcar
- Beber no mínimo oito copos de água pode dia
- Visitar o ginecologista uma vez ao ano.
- Não fumar e beber moderadamente