É possível manter uma pele jovem mesmo quando o tempo traz imposições como a perda da capacidade de hidratação? Sim, mas é preciso cuidar desde cedo. Para isso, o protetor solar precisa fazer parte da rotina de homens e mulheres durante todo o ano, inclusive no inverno. Para quem passou dos 50 anos, o fator de proteção acima de 50 é a escolha certa. A dica é do especialista em cosméticos Maurício Pupo.
- O sol é o principal inimigo da pele. O envelhecimento é causado pelos radicais livres absorvidos pelo organismo. Por isso, algumas pessoas têm a pele envelhecida antes de chegar à terceira idade, porque se expuseram muito ao sol quando jovens - explica.
Na hora de escolher o melhor produto para proteger a pele, saiba que protetor e filtro solar são a mesma coisa. Já o bronzeador protege, mas deve ser usado preferencialmente quando se está na praia ou na piscina, pois resiste mais à água.
Saiba qual o hidratante ideal para a sua idade
Você sabe como cuidar da pele depois dos 50
70% dos casos de câncer ocorrem durante a terceira idade
- Bloqueador solar não existe. Um produto pode ter 99% de eficácia contra os efeitos do sol na pele, mas nenhum bloqueia totalmente. A eficácia depende da quantidade aplicada, do índice de raios ultravioletas do dia e outros fatores ambientais - conta Maurício.
O que poucos sabem é que existe uma quantidade mínima de produto que deve ser usado para garantir a proteção prometida. Usar uma camada fina pode poupar produto, mas vai colocar a pele em risco. Os cosmetologista avisa que uma colher de chá no rosto é a quantidade ideal. No corpo, uma pessoa com 1,70 cm, por exemplo, deve usar 60ml (algo como quatro colheres de sopa de protetor).
O fator 30 é considerado eficiente para todos os tipos de pele na batalha contra o envelhecimento e queimaduras causadas pelo sol. Porém, quem tem mais de 50 anos, quando a pele começa a perder a capacidade de hidratação, o fator 50 é o ideal. Isso porque as peles das pessoas com mais idade não possuem tantas defesas quanto dos mais jovens. A tendência, nessa fase, é acumular os danos causados pelos raios ultravioletas. O resultado são as olheiras, rugas e linhas marcadas na pele.
- Protetores funcionais agregam propriedades importantes para pessoas mais velhas. Aqueles que têm ação antirradicais livres e vitamina C são ótimos porque protegem contra os raios UVA e UVB, ajudam a diminuir a velocidade do envelhecimento e ainda atuam na hidratação da pele. Para o dia a dia, uma boa opção são os BBCreams, que além de fotoprotetores, são hidratantes e têm uma base que podem ajudar a minimizar alguma imperfeição.
Você sabe o que os raios UVA e UVB causam na pele?
Pupo explica que os raios UVA são muito mais traiçoeiros do que os UVB. Presente durante o ano inteiro e a qualquer hora do dia, a pessoa não sente que está recebendo na pele porque esse tipo não causa queimadura, embora cause problemas em função do acúmulo absorvido por cada pessoa.
- Os UVAs geram uma quantidade absurdamente grande de radicais livres que promovem problemas como as manchas, as rugas, a flacidez e a aspereza da pele. Esse tipo de raio ultravioleta lesa o DNA das células, provocando câncer de pele, sem que a pessoa sinta sua presença. Por isso, é tão importante usar protetor durante todo o ano.
O UVB é bastante agressivo. Quando o sol está no topo, próximo da hora do almoço, é quando esse tipo de raio ultravioleta está mais presente. Embora esteja na atmosfera em qualquer época do ano, é no verão que chega com mais intensidade. É o que mais causa o envelhecimento da pele.