Final de verão, volta à rotina. Hora de colocar a vida em ordem, comer e dormir melhor, relaxar da correria e retomar a rotina do trabalho que aumenta e as atividades físicas. Eu, particularmente, preciso dormir bem para ter energia e dar conta dessas atividades.
Pois é, dormir é fundamental para recuperar o corpo e a mente. Para isso, precisamos produzir melatonina, um neurotransmissor feito pelo organismo antes e durante o sono, que é um excelente recuperador. Mas precisamos contribuir para que isso ocorra, mantendo o quarto escuro, sem luz, TV, computador etc., e fornecendo matéria-prima para que o corpo produza essa substância.
A melatonina é produzida a partir da serotonina, outro neurotransmissor que dá sensação de bem-estar, e sua presença é tão importante que muitos antidepressivos procuram aumentar o seu aproveitamento. E é nesse ponto que a alimentação pode contribuir, fornecendo os nutrientes necessários para formar a serotonina que será convertida em melatonina.
Os principais são as vitaminas do complexo B como o ácido fólico, a vitamina B6, vitamina B12, o magnésio e o aminoácido triptofano, entre outros. Onde encontrá-los?
Ácido fólico: vegetais verdes escuros, como brócolis, espinafre, couve, ervilhas, feijões e laranja.
Vitamina B6: noz, banana, brócolis, couve-flor e espinafre.
Vitamina B12: carnes, ovos e queijos.
Magnésio: feijões, lentilha, grão de bico, cereais integrais, couve, castanhas, nozes, maçã e cacau.
Triptofano: laticínios, açaí, arroz, banana.
Além disso, o intestino deve estar íntegro, com uma flora intestinal adequada, pois a maior parte da melatonina é produzida nele.
Para que o organismo produza todas as substâncias necessárias ao metabolismo, os nutrientes devem estar circulando no sangue. Por isso, cada vez mais se chama atenção aos micronutrientes que fazem parte da alimentação, deixando as calorias em segundo plano.
Podemos estar consumindo muitas calorias vazias, sem nutrientes, e, desta forma, o corpo se desequilibra e adoece. Muitas patologias são a consequência da falta de nutrientes durante anos, mas hoje estamos falando apenas do sono.
Dormir bem recupera energia, massa muscular, diminui o nível de estresse e ansiedade. Conhece alguém que está precisando disso?
Comer (bem) e dormir, está aí uma boa dica para recomeçar o ano.