Idosos devem redobrar os cuidados ao praticarem exercícios físicos nos dias quentes
Panturrilhas são nosso segundo coração
Yoga pode ser um antidepressivo natural
Quem frequenta a beira da praia logo cedo, encontra as areias e calçadas mais vazias, ouve o barulho do mar predominar e vê o sol levantar uma luz especial no vai e vem das ondas. Mas pouco antes das 7h, um grupo de cerca de 50 pessoas se concentra na frente de um palco e a música começa.
Alguns passantes se anima e vão aumentando o número na concentração, outros vêm menos vezes, mas a maior parte praticamente bate cartão todos os dias. O professor sobe ao palco e guia a turma. Começa com alongamento e logo todo mundo está pulando, batendo palma, levantando as mãos, perna para um lado e pro outro. Uma hora depois, suados, mas sorrindo, satisfeitos com mais um dia em que começam ativos.
- Como é uma turma que não acompanhamos em outras atividades físicas e nem durante o resto do ano, preparamos exercícios que qualquer pessoa pode fazer e orientamos que cada um siga seu próprio ritmo. Mesmo quem que não consegue pular sente os efeitos dos exercícios. O dia rende muito mais - conta a professora Melissa Stoffel, responsável pela Ginástica do Sesc.
Os exercícios da beira da praia tem um clima diferente das academias ou das ruas das cidades longe do litoral. Por isso, é o público da terceira idade quem mais procura as atividades.
- Muitos vão com o intuito de fazer algo diferente, fazem amigos, se encontram depois da ginástica para tomar um chimarrão. É um momento que traz muito prazer aos mais velhos e estimula-os a continuarem se mexendo durante todo o ano.
Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Escola de Educação Física da Unicamp entrevistou idosos que praticavam exercícios na beira da praia e verificou que 84,37% atribuíram felicidade e saúde como significados dos exercícios de frente para o mar.
Alguns cuidados precisam ser tomados para que a atividade seja prazerosa.
- Na beira da praia, eles ficam mais expostos ao sol, portanto protetor solar e boné são recomendados. Tomar café da manhã antes de ir para a areia também é obrigatório - explica a professora.
Também é recomendado levar uma garrafa de água bem gelada e ter um momento de repouso para se recuperar para o próximo dia.
- A exigência muscular nas areia é maior do que em lugares planos, como numa pista de caminhada ou na academia. Tênis é a melhor opção para garantir segurança, assim como uma roupa confortável e leve.