Assim como o gaúcho tem um linguajar próprio, alguns hábitos também só são vistos por aqui, principalmente no verão.
A quantidade de churrasco consumido, os pães, as cucas, as roscas das padarias praianas, entre outros, são exemplos de o quanto mudam os hábitos dos gaúchos nesta época. Sei que sempre comemos churrasco, mas no verão é ainda mais frequente!
Como sempre digo, tudo é uma questão de dose e frequência com que consumimos os alimentos para termos determinadas consequências.
Sugiro não exagerar, não acumular sal, açúcar, gorduras trans, álcool... Se bebeu hoje, procure ficar alguns dias sem consumir outras bebidas alcoólicas e consuma muita água durante o dia. Se comeu mais churrasco no final de semana, procure intercalar com peixes, omeletes e grãos durante a semana. Se pretende comer uma sobremesa, faça uma refeição mais leve ou até retire o carboidrato do prato (pães, purês, massas etc).
Bom senso! Ah, o bom senso!
Consumir saladas e frutas, principalmente cruas, ajuda na digestão pela presença de enzimas. Temperos naturais estimulam a produção de sucos gástricos que também contribuem nesse processo.
Uma xícara de chá verde, hibisco ou camomila tem ações anti-inflamatórias que podem amenizar um pouco o efeito de alimentos inadequados.
Sem sobrecargas, o corpo funciona melhor!
Só porque estamos na praia, não precisamos deixar de comer frutas.
Aproveite o tempo livre para fazer atividades físicas.
Durma mais, relaxe. Reduzir o estresse é fundamental. Livre-se de tudo que incomoda. Compromissos indesejados, levar trabalho para as férias, checar e-mails... Não! Desconecte-se.
Se conseguirmos reunir um pouco de cada cuidado, podemos até não melhorar, mas também não pioramos, o que já é um grande lucro para alguns.
Afinal, a saúde não tira férias!