A busca das pessoas para encontrar um equilíbrio emocional e mental é incessante nos dias de hoje. Muitos almejam qualidade de vida ligada ao bem-estar, à disposição e ao ganho de energia no dia a dia. Precisamos perceber que existem perfis diferentes, com características comuns de motivação. Assim como também há semelhanças nos hábitos de exercícios com o objetivo de ser saudável, sentir-se bem ou ter um ganho estético.
Alguns indivíduos sabem dos benefícios de uma alimentação saudável e da saúde que a prática de exercícios proporciona, mas os encaram apenas como uma compensação. Sua preocupação maior é com o reflexo disso na sua aparência, e o exercício é mais uma obrigação do que um prazer. Para esse perfil, o professor tem um papel fundamental como motivador para que a pessoa siga praticando.
Já, para outros, ser saudável é um equilíbrio entre o corpo, o bem-estar e a saúde. Essas pessoas também procuram uma alimentação balanceada e funcional e a prática de exercícios, que proporcionam a consciência corporal, o reforço muscular e o condicionamento físico. Esses têm consciência dos seus limites e querem executar os movimentos corretamente, além de ter certeza do que estão trabalhando a cada treino. Gostam de variar as atividades, combinando treinamento funcional ou musculação com exercícios aeróbicos, como a corrida.
Ainda temos outro grupo, para o qual a prática está inserida na sua rotina. Esses não vivem sem exercícios, gostam do desafio, da adrenalina e de competir com os outros e consigo mesmo. Não dependem de um personal trainer, mas gostam de um acompanhamento no estilo treinador para alcançar mais rápido seus objetivos. Treinam quase todos os dias e sempre dão um jeito de encaixar a prática no final de semana.
Apesar de existirem esses distintos perfis, não há o certo ou o errado, eles são apenas diferentes.
Então, procure os profissionais competentes que entendam, respeitem e se comprometam com as suas características para que você alcance seus objetivos. Bons treinos!