Muitas evidências sugerem que o desempenho acadêmico e o condicionamento físico possam andar de mãos dadas, mas um novo estudo dá um passo adiante, apontando para a capacidade cardiorrespiratória e a habilidade motora como elementos de fitness mais relacionados ao sucesso acadêmico.
A pesquisa, que será publicada no Journal of Pediatrics, contou com 2.038 crianças e adolescentes espanhóis com idades entre 6 e 18 anos. Os cientistas obtiveram os dados completos sobre seu desempenho escolar e testaram seu condicionamento físico e composição corporal.
Os resultados indicam que o desempenho acadêmico está ligado à capacidade cardiorrespiratória e à habilidade motora, tanto de forma independente quanto combinada. Crianças e adolescentes que não fazem levantamento de peso podem respirar aliviadas: o desempenho acadêmico não estava relacionado de forma independente com a força muscular.
- Como esses componentes físicos de fitness são altamente associados uns com os outros, é necessário diferenciar quais deles são importantes em relação ao desempenho acadêmico- diz Irene Esteban-Cornejo da Universidade Autônoma de Madri (UAM).
Para todos os envolvidos, no entanto, a importância de estar em boa forma nunca foi mais evidente.
- Ter altos níveis de condicionamento cardiorrespiratório e motor pode, até certo ponto, reduzir o risco de fracasso escolar- afirma a pesquisadora.