Iniciativa das mais simples e fundamentais para a preservação do ambiente, a separação do lixo doméstico pode gerar dúvidas um pouco mais complexas quando o item a ser descartado não se encaixa claramente em um dos grupos principais de descarte. Um guardanapo de boca usado é considerado resíduo orgânico ou reciclável? Embalagens de remédios vencidos podem ir para o cesto de materiais reaproveitáveis? Onde colocar o creme dental?
No Dia Mundial da Reciclagem, Zero Hora reúne orientações para sanar algumas das incertezas de quem quer aprimorar o processo de seleção dentro de casa. Para recicladores em nível iniciante e
também aos mais tarimbados, o cuidado principal é não "sujar" ou inutilizar o que pode ganhar um novo destino - o papel contaminado por resíduos orgânicos jamais voltará a ser papel, por exemplo.
Para Gisane Gomes, coordenadora do Serviço de Assessoria Socioambiental do Departamento Municipal
de Limpeza Urbana (DMLU) da Capital, o maior erro que se pode cometer é não promover a separação.
- As pessoas rejeitam o lixo, não conseguem entender que é fonte de renda, matéria-prima. Acham que acabou o problema depois que o caminhão passou. O resíduo orgânico vai desmanchar em, no máximo, cinco anos. Mas, se eu tomar um refrigerante na praia e deixar ali, meu tataraneto pode encontrar aquela latinha. É preciso descartar corretamente - alerta Gisane.
Professor da Faculdade de Química e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais da PUCRS,
Marcus Seferin destaca que é preciso investir em um processo de formação mais persistente, principalmente nas escolas, para combater o efeito negativo dos modos que inspiram a perpetuação do mau hábito dos outros.
Alguém que vê uma casca de banana no recipiente errado pode ter a sensação de que de nada adianta fazer diferente. E repetir o erro.
- Não estamos comprometendo o futuro, mas sim o presente. É um problema ambiental, de saúde e social que vai ficando mais grave - afirma Seferin.
É importante lembrar que o descarte incorreto - resíduos perigosos no lixo seco, por exemplo -
está sujeito a multas.
É preciso lavar?
Retire os restos de líquido ou comida das embalagens recicláveis antes de descartá-las. Limpe potes, pratos, caixas e copos para não atrair insetos e evitar mau cheiro até o dia da coleta seletiva. Não se recomenda o uso de água potável por se tratar de um recurso não renovável, que precisa ser poupado. Procure reaproveitar a água do último enxágue da máquina de lavar, retendo-a no tanque. Não é necessário usar detergente. Toalha ou guardanapo de papel também servem para tirar os excessos.
Onde eu coloco?
Veja classificações e indicações de como descartar o lixo de maneira correta. São atitudes que ajudam o ambiente e quem trabalha com resíduos.
REMÉDIOS
Remédios vencidos são classificados como resíduos perigosos. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), embalagens que têm contato com o medicamento - como blister de comprimidos ou vidro de xarope - não podem ser recicladas. Entregue-as também nas farmácias. Se não for possível, coloque-as na lixeira dos resíduos orgânicos.
MAQUIAGEM E ESMALTES
Tente utilizar todo o produto. Se o prazo de validade expirar, despeje no lixo orgânico. Embalagens, no reciclável.
PILHAS E BATERIAS
Contêm líquido tóxico e não podem ir em lixeiras comuns. Há coleta em agências bancárias e pontos comerciais.
ELETROELETRÔNICOS
Devem ser devolvidos ao fabricante.
ISOPOR
Se a bandeja de carne ficar com muito sangue, deve ser descartada no lixo orgânico. Demais isopores são recicláveis.
COMUNS/REJEITO
Não recicláveis vão para a lixeira dos orgânicos: papel carbono e celofane, cigarro, papel higiênico, pó de varrição, fraldas descartáveis, preservativos, guardanapos, cotonetes e esponjas.
ESPECIAIS
Dependem de coleta: podas de árvores, caliça, entulhos, pneus velhos.
LÂMINA DE BARBEAR
Não se reaproveita. Lembre-se de acondicionar o produto para evitar que alguém se machuque.
TUBO DE PASTA DE DENTE
Depois de espremer todo o conteúdo da bisnaga, jogue-a no lixo reciclável.
ÓLEO DE COZINHA
Jamais coloque azeite na pia ou no vaso sanitário. Em Porto Alegre, há mais de 160 postos cadastrados pelo DMLU. Em último caso, forre um pote plástico ou uma lata com jornal e despeje o óleo dentro.
ISOPOR
Se a bandeja de carne ficar com muito sangue, deve ser descartada no lixo orgânico. Demais isopores são recicláveis.
PRODUTOS DE LIMPEZA
Vencidos, os restos vão para o ralo. As embalagens são recicláveis.
CAIXA DE PIZZA
Sujo de molho ou queijo, não poderá ser reutilizada. Há serviços de telentrega que usam suporte plástico que evita o contato do alimento com a tampa. Opte pelas empresas mais cuidadosas.