A Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) testou dez marcas de filtros solares em spray à venda no país e concluiu que todos os produtos analisados têm FPS, fator de proteção solar, menor que o declarado no rótulo.
Os protetores testados informam em suas embalagens FPS 30, mas os resultados obtidos na análise variam entre 13,1 e 22,8. A marca que ficou em último lugar foi o spray da Banana Boat com fator de proteção de apenas 13,1. O da Cenoura & Bronze teve o melhor resultado, apesar de ficar oito pontos abaixo do que anuncia na embalagem.
Outras marcas analisadas foram: Coppertone, Australian Gold, L'Oréal, Natura, Nivea, O Boticário, Red Apple e Sundown.
Confira a tabela de resultados aqui
O valor de FPS indica o tempo de exposição à radiação ultravioleta necessário para produzir vermelhidão na pele protegida pelo filtro solar. Portanto, ao usar o FPS 30, você vai demorar 30 vezes mais para se queimar do que se não tivesse passado um protetor.