De maneira natural ou instintiva, o verão acaba alterando os hábitos de muitas pessoas, que, no calor, normalmente têm mais disposição para estar ao ar livre, praticar exercícios físicos e seguir um estilo de vida mais saudável.
Com a alimentação, não seria diferente. Normalmente, nessa época do ano, o desejo de consumir alimentos mais leves e balanceados vem à tona.
Pensando nestas mudanças, a nutricionista Andrea Zaccaro, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, destacou alguns dos alimentos e bebidas mais procurados no verão. Confira:
- Frutas e sucos naturais: Fontes de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos, as frutas e os sucos naturais são ótimos aliados da alimentação, pois além de possuírem baixo teor de gorduras, o que facilita a digestão, o alto teor de água contribui para manter o corpo sempre hidratado.
Para que a ingestão de vitaminas e minerais seja otimizada, o ideal é que o consumo seja o mais variado possível. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação é de três porções de frutas ao dia.
- Açaí: Queridinho dos praticantes de atividade física, o açaí normalmente é consumido com xarope de guaraná, frutas e granola. Mas atenção: estas combinações podem tornar o alimento bastante calórico.
Entre os benefícios, podem ser destacados a polpa, que é rica em antocianinas, pigmentos que contribuem com o potencial antioxidante. Além disso, o fruto é conhecido por propriedades anti-inflamatórias, o que previne a oxidação do LDL, doenças cardiovasculares e neurológicas. Pesquisas evidenciam, ainda, que o açaí mantém os níveis de glicose no sangue.
- Água de coco: De baixo valor calórico, a bebida é uma grande aliada da hidratação. Além de ser composta basicamente por água (93%) e açúcares (5%), contém minerais e vitaminas, como sódio, potássio e vitaminas C e B, tornando a água de coco um importante repositor hidroeletrolítico.
Refrescantes e saudáveis
Nutricionista destaca as melhores pedidas para o verão
Frutas e sucos naturais são fontes de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: