*Lenice Zarth Carvalho é nutricionista e torce o nariz para alimentos industrializados, gordurosos e cheios de conservantes
Calor chegando e, com ele, o aumento do risco de desidratação. É claro que no inverno também desidratamos, mas, no calor, isso é mais comum.
Mesmo sem enxergarmos o suor, estamos transpirando e perdendo água do corpo, que é evaporada com o calor.
Diversos fatores são prejudicados quando diminuímos o volume sanguíneo, entre eles, a concentração de partículas que deixam o sangue mais viscoso e que podem acarretar danos. Desta forma, podemos causar sobrecarga e dificultar a eliminação de toxinas no organismo.
Outro fator é que, quanto menor o volume sanguíneo, mais difícil se torna eliminar o calor de dentro para fora do organismo, que, durante atividades físicas, pode comprometer o rendimento e levar à morte em casos de desidratação acentuada.
Precisamos ingerir água. Podemos consumir outros líquidos como sucos, chás e cafés durante o dia, mas a água é fundamental. Ter sempre água à disposição perto da mesa do trabalho ou na mesa ao lado da TV pode estimular o consumo.
Manter o sangue no volume adequado ajuda a filtrar as toxinas do fígado e auxilia na eliminação destas. A urina deve ser transparente e frequente, mas, para isso, não precisamos exagerar no consumo de água. Fala-se em 1 litro a 1,5 litro por dia para quem não faz exercícios. São dois copos pela manhã, três à tarde e um à noite. Claro que esta indicação deve ser individualizada, principalmente se envolver exercícios ou maior exposição ao calor. O fato é que devemos observar para que a urina não fique concentrada, amarela e malcheirosa. Cuidando apenas este detalhe, contribuímos muito para o bom funcionamento do organismo e facilitamos o transporte de nutrientes.
Mantenha esses cuidados e tenha um verão com menos sobrecarga no organismo.
No Prato
Lenice Zarth Carvalho: Mantenha o corpo bem hidratado
Podemos consumir outros líquidos como sucos, chás e cafés durante o dia, mas a água é fundamental
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: