*Pediatra, Tânia sabe que nunca se pode descuidar das crianças
As crianças pequenas "pegam" muitos resfriados antes de dois anos de idade. Isso é mais comum no outono e inverno, quando elas tendem a ficar dentro de casa e em contato mais próximo com outros. Por isso, pode parecer que seu filho tem um resfriado após o outro durante toda a estação mais fria.
Se seu filho frequenta creche ou escolinha, esse comportamento pode ser até anunciado. Ele fica em casa, mas tem um irmãozinho que vai? Sinto muito, mas o risco continua. Alguém fuma em casa e o pequeno é exposto? Muito ruim!
Por outro lado, se seu bebê é privilegiado e mama no peito, muito bom! Agora estamos falando de proteção.
Essas infecções respiratórias geralmente são causadas por vírus que são agentes infecciosos. Podem se apresentar de jeito mais leve, como um resfriado comum com nariz entupido, coriza e tosse, até casos mais intensos e demorados. A grande maioria vai afastar seu filho da escola por uma semana. Esse intervalo ocorre porque é o tempo médio de melhora, e também o tempo médio de possibilidade de contágio para os outros coleguinhas. São muitos tipos diferentes de vírus, a vacina aplicada vai defender contra alguns deles.
De qualquer modo, é interessante saber o que fazer para evitar a contaminação.
Os vírus passam de pessoa para pessoa principalmente por contato próximo. Pelas mãos da mãe do Pedro, que seguraram um espirro e logo após cumprimentam o professor Márcio, que vem receber o menino. O mesmo espirro, se acontecer no elevador, vai espalhar os microagentes para os companheiros de viagem; e ainda podem esperar na maçaneta da porta por até sete horas, até que novo desavisado toque nela.
Calma, a intenção não é provocar comportamento obsessivo-compulsivo, mas refrescar sua memória com os cuidados que exercitamos quatro anos atrás, no surto de Influenza.
Saiba como prevenir os refriados
- Lavar as mãos com frequência (ou usar álcool gel).
- Guardar uma distância segura (cerca de 1 metro) de alguém que esteja resfriado.
- Evitar ambientes com aglomerações.
- Se tossir ou espirrar, proteja a boca e o nariz com um lenço de papel de utilização única ou use o antebraço, e não as mãos.
- Pondere ir àquele aniversário em dia de chuva, onde todas crianças ficarão trancadas no mesmo salão. Mandar um presentinho e telefonar pode ser tão ou mais educado do que levar seu filho que recém parou de ter febre por uma virose. Os outros convidados agradecem.