Segundo a medicina oriental, a pera faz milagres no organismo. Para a mulher, ela ameniza transtornos como o inchaço no período pré-menstrual, porque é rica em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo. Esse nutriente também previne cãibras, fazendo da fruta uma forte aliada dos esportistas.
Embora o potássio seja facilmente perdido por meio da transpiração e da atividade física, ele é necessário para manter os batimentos cardíacos, a contração muscular, a transmissão nervosa e o metabolismo de carboidratos e proteínas.
- Para quem faz atividade física, a pera americana promove a rápida renovação de energia, especialmente após exercícios intensos. A perda de potássio pela desidratação ou sudorese durante as atividades físicas deve ser reposta pelo consumo de frutas, verduras e legumes frescos que contenham um alto teor de potássio - recomenda a nutricionista e culinarista Cinthya Maggi.
De acordo com a especialista, a pera também é rica em fibras, auxiliares na prevenção de doenças como a constipação intestinal e o câncer de intestino. É ainda fonte de pectina, fibra solúvel que ajuda na redução do colesterol total, e vitamina C, importante antioxidante que impede os danos causados pelos radicais livres, estimula a cicatrização de cortes e feridas e auxilia no combate a uma série de doenças infecciosas, além de ser de baixa caloria.