A resiliência de um portador do mal de Parkinson, além de ser um exemplo, também virou uma ação nobre em benefício do Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul(ICI-RS).
O médico Ronald Pagnoncelli de Souza autografa seu livro de memórias, intitulado O satélite que mudou de órbita... mas continua ativo!, na próxima segunda-feira, dia 29, às 19h, na Livraria Saraiva do Moinhos Shopping. Na ocasião, o valor arrecadado com a venda dos livros será revertido ao ICI-RS.
Nascido em Passo Fundo, no norte do Estado, o médico se dedicou por 42 anos à clínica pediátrica e à hebiatria. Foi diagnosticado com mal de Parkinson em 1991.
"No meu caso, os sintomas do mal de Parkinson foram relativamente precoces e a evolução muito rápida. Decidi submeter-me à cirurgia estereotáxica. Não retornei ao normal, mas melhorei muito. Tomo remédios, faço exercícios, não me deixo dominar pelo desânimo. Tive que mudar meu ritmo e minhas atividades. Faço o possível para atingir o quase normal", relata no livro.
Professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na qual se formou em 1962, Souza foi eleito seu vice-diretor em 1984 e seu diretor em 1988. É membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria, membro honorário do Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS) e diretor-superintendente do Instituto de Pesquisas com Células Tronco (IPCT).
Também é autor de outros livros, como Nossos filhos: a eterna preocupação, O adolescente do Terceiro Milênio, Filhos sadios, pais felizes e Para entender o adolescente. Atualmente, dedica-se exclusivamente a escrever.
Serviço
O quê: Sessão de autógrafos do livro O satélite que mudou de órbita... mas continua ativo!, de Ronald Pagnoncelli de Souza (selo Letra&Vida da Editora Suliani)
Quando: segunda-feira, 29 de outubro, às 19h
Onde: Livraria Saraiva do Moinhos Shopping (Rua Olavo Barreto Viana, 36, 3º piso - Porto Alegre)
Quanto: aberto ao público