Integrados à iniciativa da Associação de Parkinson do Rio Grande do Sul (Apars), especialistas do Centro de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, estarão à disposição da população nesta quarta-feira, 11 de abril, Dia Internacional da Doença de Parkinson. Horários podem ser agendados para esclarecer dúvidas sobre a doença, gratuitamente.
O neurocirurgião Telmo Reis, coordenador do centro, enfatiza que o objetivo da ação é conscientizar especialmente pacientes e familiares de pessoas em tratamento contra o Parkinson.
- Não serão feitos exames clínicos nem receitados remédios, apenas estaremos à disposição para esclarecer dúvidas que surgem sobre o manejo da doença no decorrer do tratamento - destaca.
O médico explica que a doença de Parkinson é polissintomática, por isso ocorrem muitas dúvidas quanto aos cuidados que o paciente precisa receber no curso dos anos.
- São pelo menos 25 sintomas que se manifestam de maneira sazonal, ora são efeitos motores, ora alterações de sono, ansiedade, depressão, perda de peso, entre outros - exemplifica Reis.
A variedade de sintomas que a doença gera cria a necessidade de uma visão integrada do tratamento, com uma equipe multidisciplinar trabalhando de maneira orquestrada.
Neurologistas, neurocirurgiões, psicólogos e psiquiatras estarão atendendo a população nesta quarta-feira. Agendamentos podem ser feitos pelo telefone (51) 3314-3434. O atendimento vai das 8h às 17h. Às 19h, haverá um encontro informal denominado Parkinson e Qualidade de Vida. As atividades ocorrem no Centro Clínico do Hospital Moinhos, com acesso pela Rua Tiradentes, 333.
Para conscientizar
No Dia Internacional do Parkinson, especialistas do Hospital Moinhos esclarecem a população sobre a doença
Horários podem ser agendados para esta quarta-feira, gratuitamente
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: