O Rio Grande do Sul não possui mais estoque de vacina contra a covid-19. Os imunizantes para adultos que ainda estavam disponíveis para envio aos municípios gaúchos venceram nesta sexta-feira (18). Em relação ao público infantil, o Estado está sem receber lotes há cinco meses.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o problema ocorre devido à falta de repasses por parte do Ministério da Saúde. Em relação aos adultos, todas as doses que estavam no estoque terão de ser descartadas já a partir deste sábado (19), devido ao prazo de validade. No caso do imunizante destinado as crianças, o Estado não recebe novos lotes desde maio.
Em Porto Alegre, a prefeitura informou que a partir de segunda-feira (21), as unidades básicas de saúde também não estarão vacinando. A imunização só será retomada após a chegada de doses.
Procurado pela reportagem de Zero Hora, o Ministério da Saúde informou que 1,2 milhões de doses foram recebidas neste mês de outubro. A entrega está prevista para as próximas semanas. O processo de licitação para a compra de mais vacinas está em conclusão.