Aguardado equipamento para tratamento do câncer, o acelerador linear de radioterapia do novo Centro de Oncologia e Hematologia deve começar a operar apenas no final de novembro. O espaço, inaugurado em agosto em Porto Alegre pelo presidente Lula, pertence ao Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e é vinculado ao Hospital Conceição. A operação da máquina estava prevista para ter início em setembro.
O equipamento estava em fase final de montagem em agosto, e a etapa atual é de treinamento da equipe técnica, conforme a assessoria de imprensa do GHC. A perspectiva é de que esse processo seja concluído e o atendimento seja iniciado no próximo mês.
Houve necessidade de ajustes no cronograma durante a instalação das peças, que são importadas e necessitam de cuidado e testes, segundo a instituição. O processo foi mais demorado do que o previsto.
Com o equipamento, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisarem de radioterapia poderão fazer todo o tratamento no local. A estimativa é de atender 700 pessoas por ano com o aparelho. Antes, era necessário transferir os pacientes a outras instituições de saúde para a realização desta etapa. Foram mais de mil encaminhamentos a outros hospitais em 2023, segundo o GHC. Agora, o local terá condições de oferecer atenção integral.