Os primeiros atendimentos no Hospital Porto Alegre serão retomados ainda nesta terça-feira (22) após três meses. A instituição teve as atividades interrompidas para readequação da estrutura, realizada pela nova gestora.
Foram reformados diversos setores, como alas de enfermaria, centros cirúrgicos e áreas administrativas. A reabertura foi realizada na segunda-feira (21) pela S3 Gestão em Saúde, que assumiu a administração em julho.
Serão oferecidos 90 leitos clínicos, dos quais 50 serão para atendimentos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) a partir da próxima semana - os demais serão privados. Além disso, há oito leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
A ocupação dessas unidades será controlada pela Central de Regulação Municipal e passa pelos últimos ajustes burocráticos.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esses leitos ficarão disponíveis por ao menos 180 dias, com o objetivo de desafogar os atendimentos nos pronto-atendimentos municipais. Depois desse período, a prefeitura reavaliará a continuidade.