Responsável pela produção e fornecimento de Ozempic no Brasil, a Novo Nordisk confirmou dificuldade no repasse do medicamento às farmácias. Desde o início de outubro, pacientes relatam a falta do fármaco utilizado para tratar diabetes tipo 2 e na perda de peso, nas farmácias – inclusive no Rio Grande do Sul.
Questionada pela reportagem de Zero Hora, a Novo Nordisk informou, em nota, que o Ozempic apresentou demanda "maior do que a prevista" e, por isso, houve desabastecimento nas farmácias brasileiras. Conforme a fornecedora, o processo de produção deve respeitar etapas importantes de qualidade e segurança, e o medicamento estará disponível de forma "intermitente" nas prateleiras até o fim de 2024.
"A Novo Nordisk ressalta que dada a complexidade envolvida na cadeia de distribuição de medicamentos a nível nacional é esperado que o estoque do produto no mercado se restabeleça de forma gradual e não de imediato, uma vez que a disponibilização do medicamento compreende etapas que não podem ser aceleradas", esclareceu.
Com casos de lotes falsificados identificados recentemente, inclusive com a internação de uma mulher no Rio de Janeiro, a Novo Nordisk destacou que há dois medicamentos regularizados que surgem como opcionais ao Ozempic. A fornecedora ainda ressalta que "qualquer tratamento deve ser realizado com a devida orientação médica".
- Wegovy: indicado para o tratamento de obesidade, sendo a única semaglutida da Novo Nordisk com indicação de bula para essa doença
- Rybelsus: com uso oral, é um medicamento aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2
Situação no RS
Leitores que realizam tratamento com administração de Ozempic relataram à Zero Hora que o medicamento apresenta oferta instável nas farmácias gaúchas nas últimas semanas. A reportagem contatou redes que atuam no Estado para verificar a situação. Confira:
A Droga Raia confirmou a falta do fármaco, mas afirma que a situação varia conforme as unidades.
"O medicamento Ozempic está com abastecimento irregular no Brasil e no mundo, segundo o fabricante. Já o abastecimento de outros medicamentos com o princípio ativo semaglutida, está normal", destacou a Droga Raia.
A Panvel informou ainda ter estoque de Ozempic. Conforme a rede, a disponibilidade pode variar conforme a unidade, mas há outros medicamentos "da mesma molécula para seguir o tratamento".
A reportagem de Zero Hora também tentou contato com outras redes como São João, Farmácias Associadas e Pague Menos. Até a publicação desta reportagem, na manhã desta quinta-feira (24), não houve retorno das redes.
O que é o Ozempic
O Ozempic é um medicamento aprovado pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2. Contudo, seu uso off label, ou seja, fora das indicações previstas na bula, se popularizou como alternativa para a perda de peso.
A aplicação do fármaco é feita por meio de uma caneta injetável, disponível nas dosagens de 0,25mg, 0,5mg e 1mg.