O Hospital Universitário de Canoas, na Região Metropolitana, está habilitado para ser repassado a Parceria Público-Privada (PPP). A aprovação foi publicada nesta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União. Em julho, a proposta já havia recebido voto favorável do conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do governo federal.
A prefeitura do município procurou o apoio do PPI e do Ministério da Saúde para tornar o processo mais atrativo. O governo deverá investir cerca de R$ 3 milhões para a realização de um estudo. A empresa responsável para o processo será definida até outubro. A previsão é de que o trabalho seja concluído em oito meses. O vencedor da PPP terá de devolver o aporte de recursos do governo federal.
A concessão terá contrato de no mínimo 20 anos e tem como objetivo ampliar procedimentos hospitalares, tornar o atendimento mais humanizado e e incluir novas tecnologias. Devem ser garantidas as condições de bancar serviços e profissionais, assim como o pagamento de dívidas pendentes do local.
O Hospital Universitário é administrado pela prefeitura de Canoas desde maio de 2022 após uma intervenção judicial. Uma nova licitação para a gestão ainda deve ser lançada. A data não foi divulgada. O Hospital Universitário possui 540 leitos para atendimentos exclusivos do Sistema Único de Saúde (SUS) e é referencia em maternidade na Região Metropolitana de Porto Alegre. O hospital deve continuar atendendo via SUS, com possibilidade de contemplar, também, convênios.