O centro obstétrico do Hospital de Viamão, na Região Metropolitana, fechado desde março de 2021, deve voltar a atender até o final do ano. A expectativa é da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Para viabilizar a reabertura, o governo do Estado repassou R$ 1,4 milhões ao hospital nesta sexta-feira (20).
O recurso é do programa Avançar na Saúde e será utilizado para a compra de equipamentos. Segundo a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes, está sendo realizado a negociação com o Instituto Maria Schmidt (Imas) que administra o hospital.
— Queremos reabrir com maior brevidade possível. É uma necessidade para toda a região. Esperamos que até o final do ano possamos estar com o centro obstétrico realizando até 140 partos ao mês — explicou a diretora.
Procurado pela reportagem da Zero Hora, o Imas não retornou o contato até a publicação desta reportagem. Ainda de acordo com a diretora, no local onde funcionava a maternidade foram montados leitos para atendimentos na pandemia de covid-19. Por isso será necessário um trabalho de reestruturação do centro obstétrico.