A emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre será reinaugurada nesta sexta-feira (19) e o espaço estará, a partir da próxima semana, habilitado a receber pacientes novamente. O investimento foi de R$ 3,9 milhões, feito com recursos do Ministério da Saúde (MS).
A emergência, que tem 10 leitos regulados pelo SUS, ficou fechada por 10 meses para uma reforma estrutural. As melhorias ocorreram na recepção, sala de atendimento e leitos; não foram feitas aquisições de equipamentos nem ampliação de vagas para pacientes.
— A estrutura é semelhante à que tínhamos antes, mas agora tudo é novo: a pintura, a parede, o piso, o gesso e a iluminação. O maior ganho é a humanização do atendimento e a facilidade de um ambiente melhor para um paciente que está sob risco de vida — resume Gustavo Glotz de Lima, cardiologista e diretor do hospital.
Segundo o médico, a reforma era necessária pelo acúmulo de problemas observados nos últimos anos. Em 2019, parte do gesso desabou durante um temporal.
— Antes, você tinha que atender um paciente em um local apertado, onde um carrinho não entrava, embarrava na parede, tinha que botar uma maca improvisada. Agora não: temos instalações que permitirão um atendimento mais qualificado — acrescenta o cardiologista.
Durante a reforma, a assistência emergencial foi levada para outros dois pontos do centro de saúde. Segundo o diretor, o retorno do espaço visa também reduzir o tempo de atendimento entre a emergência e o laboratório de hemodinâmica nos casos de infarto.
A cerimônia de reabertura ocorrerá às 9h30min, no local que fica na Avenida Princesa Isabel, bairro Santana, na Capital.