A realização de quimioterapia em pacientes atendidos pelo Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, na Região Metropolitana, deve ser retomada a partir da próxima segunda-feira (13). Os procedimentos foram suspensos durante a semana por conta dos estragos causados pela enchente que atingiu a cidade.
De acordo com o hospital, inicialmente serão chamados pacientes considerados graves e de casos urgentes. O setor oncológico vai entrar em contato para agendar os procedimentos. Como muitos pacientes estão em abrigos, os casos serão avaliados individualmente.
Segundo nota divulgada pelo Instituto de Oncologia Kaplan, responsável pelos atendimentos, os tratamentos quimioterápicos e a hormonioterapia podem ser adiados sem prejuízo.
Em caso de sintomas preocupantes, o paciente deve procurar atendimento de urgência do Hospital Nossa Senhora das Graças.
Hospital pede ajuda e doações
Após o HPS de Canoas ser inundado, o Hospital Nossa Senhora das Graças passou a ser referência em urgência e emergência na cidade. No entanto, o local opera com lotação máxima. Todos os profissionais de enfermagem e médicos que atuavam no HPS passaram a atender também no Gracinha, mas faltam equipamentos no instituto de saúde.
Conforme o superintendente Leandro Gomes do Santos, o pedido maior é por matérias hospitalares. Luvas, gazes, soro e medicação injetável estão entre os itens mais necessários. Também há o pedido para doação de alimentos. O hospital oferece refeições para pacientes, familiares e para toda a equipe de funcionários.
— Garantimos que todos os pacientes estão sendo atendidos, da melhor maneira que conseguimos no momento. Mas também precisamos de ajuda. Algumas demandas são imediatas, não temos como esperar — explica.
Quem quiser ajudar pode entrar em contato pelo telefone (51) 99423-4384. Doações por Pix também são aceitas. A chave é tesouraria@gracas.org.br. Mais informações estão disponíveis no Instagram do hospital.