Redes de farmácias contabilizam prejuízos e relatam dificuldades no envio de mercadorias para o interior do Rio Grande do Sul. Elas asseguram, porém, que não faltam produtos em Porto Alegre, Região Metropolitana e em lojas de municípios que não foram afetados pelos eventos climáticos no Estado nos últimos dias. A apuração de GZH foi feita na tarde desta sexta-feira (3), com algumas das principais empresas do setor.
A São João estima ter tido prejuízos em 80 filiais no Estado, 30 delas na Região Metropolitana. Há problemas de entrega de mercadorias em locais atingidos por enchentes e aqueles que tiveram vias bloqueadas ou destruídas. Não há falta de produtos em unidades da rede que não foram prejudicadas pelos eventos climáticos. A rede informou que todas as lojas são pontos de coleta de doações, à exceção de eletrodomésticos e colchões, por conta da limitação do espaço físico para armazenamento.
RD Saúde (RaiaDrogasil) informou que faz o acompanhamento das filiais e dos estoques, mas não detalhou o número de unidades afetadas. “Não registramos falta de medicamentos até o momento. Há boa capilaridade de farmácias na região metropolitana de Porto Alegre. Acreditamos que os estoques conseguem atender à população até o fim do estado de calamidade pública da Capital”, disse a empresa por meio de nota.
A Agafarma afirmou não ter uma estimativa do prejuízo, mas relatou acompanhar a situação de lojas dos municípios mais afetados no Interior e em Porto Alegre. A empresa assegurou que a área de logística busca meios para evitar a falta de produtos nos pontos mais prejudicados.
“Estamos acompanhando junto aos órgãos competentes. Assim que liberadas as vias, estaremos abastecendo o interior do Estado”, informou durante a tarde. Não há falta de medicamentos em unidades da Capital e Região Metropolitana. A Agafarma disse ter colocado todas as farmácias da rede à disposição para receber doações e entregá-las às autoridades.
A Panvel informou que existe a possibilidade de ocorrer demora no atendimento telefônico e no serviço de entregas por conta da situação climática no RS. No entanto, assegurou que não registra problemas de abastecimento em suas lojas. A comunicação da empresa, porém, não detalhou prejuízos e se há dificuldades de acesso nas unidades do Interior. A rede informou, ainda, ter criado a campanha Troco Amigo SOS Rio Grande do Sul, para ajudar vítimas das cheias. Doações podem ser feitas em compras nas lojas físicas e ou na internet.