A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, entregou 12 novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), nesta segunda-feira (8), em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico da Capital. Trata-se de uma renovação na frota, algo que não ocorria havia cinco anos. A entrega das viaturas foi acompanhada da atualização de equipamentos para atendimentos de urgência e emergência, como cardioversores e aparelhos de ultrassom (confira na lista abaixo).
O coordenador de Urgências da Secretaria Municipal da Saúde, Paulo Ricardo Bobek, avalia a importância desse reforço para o atendimento dos pacientes. Segundo ele, o custo total do serviço em 2023 foi de R$ 45 milhões, sendo que 60% desse montante (pouco mais de R$ 27 milhões) são custeados pelo município.
— Cada ambulância do Samu roda 5 mil quilômetros por mês. Então, nosso desgaste é acelerado e os veículos já estavam no ponto de precisarem de muita manutenção — afirma, dizendo que os equipamentos também modernizarão a equipe de atendimento nas ruas.
Com o reforço, a frota será composta por 18 ambulâncias em operação e outras dez reservas. Dessas, três possuem suporte avançado, como UTI móvel, e 15 têm estrutura básica de atendimento. O prefeito Sebastião Melo e o secretário de Saúde da Capital, Fernando Ritter, participaram do ato de entrega. A prefeitura investiu R$ 4,8 milhões nos veículos e nos equipamentos.
Lista de equipamentos entregues:
- 3 equipamentos de videolaringo (videolaringoscópio)
- 4 monitores cardioversores
- 8 compressores torácicos
- 3 equipamentos de ultrassom portátil
- 18 eletrocardiógrafos
- 3 Desfibriladores Externos Automáticos (DEAs) para ambulâncias
- 3 DEAs para treinamento
- 4 ventiladores pulmonares