As restrições a atendimentos, vigentes em dois hospitais da Região Metropolitana e um do Litoral Norte, vêm resultando em sobrecarga no sistema de saúde de Porto Alegre. Diante do cenário, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), enviou um ofício nesta terça-feira (2) à Secretaria Estadual da Saúde (SES).
No documento, a entidade pede que sejam tomadas providências em relação aos Hospitais Nossa Senhora das Graças e Pronto-Socorro, ambos em Canoas, ao Centenário, de São Leopoldo, ao Dom João Becker, de Gravataí, e ao Hospital de Alvorada.
No ofício, o Cremers pede que a SES execute um plano de contingência para a destinação e a transferência de pacientes para outras unidades, com ampla comunicação às secretarias de saúde dos municípios. Segundo o presidente do Conselho, Eduardo Neubarth Trindade, a entidade tem recebido denúncias de restrições de atendimento relacionadas tanto às especialidades quanto aos serviços de emergência.
Ainda de acordo com o presidente, o Cremers fará uma vistoria nas instituições de saúde e comunicará os fatos à Secretaria Municipal de Saúde e ao Ministério Público para auxiliar nas medidas necessárias para a regularização dos serviços.
A reportagem de GZH entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, que informou não ter tomado conhecimento sobre o documento enviado pelo Cremers nesta terça-feira.