O Hospital Moinhos de Vento assinou um acordo de cooperação com o Fundo Amanhã, instituição que desenvolve projetos de assistência a alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na sexta-feira (26). Por meio do Instituto Moinhos Social (IMS), pilar social da instituição, o Moinhos buscará apoiar ações que envolvam ensino, pesquisa e extensão.
O primeiro projeto que será colocado em prática nos próximos meses envolve uma mentoria a estudantes da área da saúde atendidos pelo Fundo Amanhã, que será realizada por profissionais do Hospital Moinhos de Vento.
— Ao buscarmos um novo parceiro, criamos uma atmosfera de colaboração que conversa muito com a essência do nosso trabalho e com o propósito do hospital, que é cuidar das pessoas. Os profissionais do Moinhos poderão se voluntariar para levar nossa expertise mais longe — ressaltou a supervisora do IMS, Monique Pimentel.
As ações também buscam criar iniciativas e conexões que visem aprimorar o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico dos beneficiários.
— Selamos mais um passo em direção à união de esforços pela educação. Essa parceria abrirá oportunidades para que mais alunos se desenvolvam, com base na troca de experiências e na cooperação, e possam contar com o apoio de uma instituição renomada como a nossa — afirma a superintendente assistencial e de educação, Vania Röhsig.
Presidente do Fundo Amanhã, Pedro Mallmann celebrou os benefícios que a parceria trará para os projetos desenvolvidos pela entidade:
— Os parceiros são muito importantes no trabalho que realizamos. Já realizamos mais de 15 projetos, impactando mais de 850 estudantes, e vamos ir além. Essa colaboração entre instituições de excelência ajuda a fortalecer a comunidade e mostra que a união e a colaboração podem levar a conquistas maiores.
Instituto Moinhos Social
O Instituto Moinhos Social é uma iniciativa que consolida as ações sociais do Hospital Moinhos de Vento em áreas relevantes para o desenvolvimento da sociedade – em especial as pessoas em maior situação de vulnerabilidade social. Lançado em dezembro de 2021, o IMS se baseia em uma estrutura de gestão própria, com ações voltadas ao desenvolvimento social e econômico das comunidades.
Fundo Amanhã
O Fundo Amanhã é um fundo patrimonial perpétuo, liderado por egressos da Escola de Administração da UFRGS, que tem como objetivo principal apoiar o desenvolvimento da comunidade da universidade (alunos, ex-alunos, professores, técnicos e entidades representativas). Lançado em 2022, o Fundo Amanhã tem investido em programas e projetos de impacto voltados à manutenção da excelência em ensino, pesquisa e extensão em relação às gerações futuras.