Os pacientes das unidades pediátricas do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, tiveram um sábado (7) diferente com a visita de super-heróis e de personagens infantis. A Branca de Neve, o Homem-Aranha, a Ladybug, o Batman e a Cinderela estão entre os que alegraram os pequenos. A iniciativa é do Instituto Moinhos Social (IMS), em parceria com a organização não governamental (ONG) República dos Heróis.
Pai da paciente Sofia de Almeida Castro, Alexsandro Castro agradeceu:
— Parabéns a todos que fazem esse trabalho maravilhoso nos hospitais, trazendo um pouco de alegria para essa turminha nesse momento de angústia, fazendo com que eles se sintam melhor e ajudando no tratamento e na recuperação. São verdadeiros heróis.
Segundo a coordenadora de enfermagem da Pediatria do Moinhos, Jeniffer Lorenzi, as crianças ficam sensibilizadas com esse tipo de atividade.
— Essas visitas transformam a experiência da criança frente a internação hospitalar, guardam na memória esses momentos felizes e descontraídos. Organizamos a atividade no formato de surpresa, pois nos preocupamos em não gerar expectativas, caso a condição clínica da criança não permita a participação – relata.
A supervisora do instituto, Monique Pimentel, relembra que os voluntários trabalham com o hospital desde 2018, quando participaram do aniversário de uma criança internada da Oncologia.
— O tempo que ficamos internados quando pequenos nos marca para sempre e é importante que criemos lembranças de cuidado, recuperação e alegria — relatou.
A República dos Heróis foi criada em 2017 com o intuito de levar para crianças de todas as idades mensagens do bem, justiça e amor com a magia do entretenimento e da alegria.
— Não importa se é herói ou vilão, queremos é alimentar os sonhos e a imaginação —contou o fundador e representante da República dos Heróis, Alex Vieira Fontoura.
Desde a fundação, a ONG já realizou mais de 400 atividades como a deste sábado.