Seis emergências de hospitais de Porto Alegre registravam superlotação no final da tarde desta segunda-feira (16). O quadro é semelhante ao da última sexta-feira (13), quando a reportagem de GZH também apurou que seis instituições operavam acima da capacidade máxima. Os dados são do painel de monitoramento da Prefeitura de Porto Alegre.
A situação mais crítica é a do Hospital de Clínicas (HCPA), que segue operando com mais que o dobro da lotação. Nesta segunda são 142 pacientes para 56 leitos, nove internações a mais do que na última sexta. A instituição atende apenas casos de risco de morte.
O Hospital Conceição também restringe os atendimentos a casos classificados como urgência. São 82 pacientes internados nesta segunda-feira e a capacidade máxima é para 64 leitos. O Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) apresenta crescimento de sete internações desde sexta-feira. Nesta segunda são 18 pacientes internados, quase o dobro dos 10 leitos de capacidade.
Somente a emergência da Santa Casa de Misericórdia está operando sem lotação nesta segunda. São 46 pessoas hospitalizadas na unidade, que tem 48 leitos. Na sexta-feira, o local operava acima da capacidade com 60 internações.
As emergências do Instituto de Cardiologia e do Hospital Restinga também estão superlotadas. No Instituto são 24 internações para 14 leitos, enquanto no Hospital Restinga 23 pessoas são atendidas na unidade destinada para 18 hospitalizações. Já no Hospital Vila Nova são 31 pacientes na emergência, onde a capacidade é para 26 atendimentos.
UPAs também apresentam lotação
Todo os prontos-atendimentos (UPAs) — Bom Jesus, Cruzeiro do Sul, Lomba do Pinheiro e Moacyr Scliar — registram superlotação nesta segunda-feira. A situação é semelhante ao quadro da última sexta, quando a UPA Cruzeiro do Sul, na zona sul da Capital, já operava acima do dobro da capacidade. Neste início de semana há 22 internações na unidade que tem nove leitos. No entanto, o número é menor do que na sexta-feira, quando eram 27 internações.
A Unidade de Pronto-Atendimento Moacyr Scliar, na zona norte de Porto Alegre, registra 27 internações para 17 leitos. A UPA do bairro Bom Jesus, na zona leste da Capital, registrou na tarde desta segunda 11 internações, onde a capacidade máxima seria para sete pacientes. No pronto-atendimento do bairro Lomba do Pinheiro o cenário é semelhante, com 12 hospitalizações quando a capacidade seria para nove leitos.