A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) foi acionada pelo Ministério da Saúde e pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) para auxiliar no atendimento às vítimas das enchentes no Vale do Taquari. Dez profissionais de saúde seguem ainda nesta quinta-feira (7) para a região.
A equipe é composta por oito profissionais do GHC nas especialidades de clínica médica, pediatria, enfermeiro adulto, enfermeiro pediatra, psicólogo e psiquiatra. Também irão dois especialistas do Departamento de Emergência em Saúde Pública do Ministério da Saúde.
Serão enviados 10 kits de medicamentos e materiais para postos de saúde, com 32 tipos de remédios e 16 insumos em cada kit. Os itens são suficientes para atender até 500 pessoas desabrigadas e desalojadas por um período de três meses.
O que é a Força Nacional do SUS?
A equipe foi criada em 2011 para missões de apoio a situações de desastres no Brasil e em outros países. Entre os membros, estão profissionais do GHC que já atuaram em situações humanitárias, como o terremoto do Haiti (2010), no apoio às vítimas na Região Serrana do Rio (2011), no incêndio da Boate Kiss (2013), na enchente do Acre (2023) e em missões indígenas como no Alto Purus e Alto Juruá (Acre).
Atualmente, a Força Nacional do SUS também atua na assistência aos povos indígenas no Território Yanomami.