O serviço de vacinação contra a gripe e a covid-19 será ofertado em diversos postos de Porto Alegre nesta sexta-feira (1º) para quem deseja colocar suas doses em dia. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 45 locais aplicarão o imunizante contra o coronavírus, para pessoas a partir de seis meses, conforme regras para cada grupo. Já proteção ao vírus Influenza está disponível em todas as unidades de saúde da Capital — qualquer pessoa a partir de seis meses de idade pode receber essa aplicação.
Os 45 postos que aplicarão doses contra o coronavírus funcionam em diferentes horários. Das 7h até as 21h30min estarão abertas as unidades de saúde Clínica da Família Álvaro Difini, Belém Novo, Bom Jesus, Campo da Tuca, Chácara da Fumaça, Diretor Pestana, Iapi, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Modelo, Morro Santana, Navegantes, Ramos, Santa Marta, São Carlos, Tristeza, Primeiro de Maio e Moab Caldas.
Com atendimento das 8h às 16h30min, também será possível realizar a aplicação nos postos Divisa, Fradique Vizeu, Lomba do Pinheiro, Ilha dos Marinheiros e Santa Cecília. Das 7h às 18h30min, atendem Cristal, Sarandi, Glória, Lami, Nossa Senhora de Belém, Restinga, Camaquã, Moradas da Hípica, Assis Brasil, Panorama, Rubem Berta, Timbaúva, Ipanema, Nova Brasília, Vila Ipiranga, Campo Novo e Vila Jardim.
Já as unidades Jardim Itu, Parque dos Maias, Costa e Silva e Sesc estarão abertas das 8h às 17h30min, enquanto a unidade Passo das Pedras 1 atenderá das 7h às 17h30min e Mato Sampaio, no bairro Bom Jesus, das 8h até as 19h30min.
No caso da covid-19, o público apto a receber a vacina bivalente inclui maiores de 18 anos, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes, puérperas e imunocomprometidas (todas com 12 anos ou mais), e profissionais de saúde. Esses grupos devem estar com esquema vacinal primário completo, ou seja, ter feito pelo menos duas doses anteriormente.
Grupos da vacinação contra a covid-19
Bebês a partir de seis meses a crianças de até cinco anos incompletos podem ser imunizados contra a covid-19, com vacina específica para a faixa etária. O esquema vacinal para esse grupo é de três doses. Já crianças dos cinco anos até menores de 12 anos podem receber primeira e segunda dose, além de reforço.
Para a vacinação desses dois grupos, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal, que devem estar presentes no momento da aplicação. Caso contrário, a pessoa que estiver acompanhando a criança deve apresentar autorização e carteira de vacinação.
Adultos e adolescentes acima de 12 anos recebem primeira e segunda dose, além de reforço. Esse grupo precisa apresentar documento de identidade com CPF e carteira de vacinação.
No caso de imunocomprometidos, é preciso levar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação. Pessoas com deficiência permanente deverão apresentar documento que comprove sua condição, como laudo médico, cartões de gratuidade no transporte público, entre outros, válidos independente da data.
Para profissionais de saúde é necessário apresentar comprovante do vínculo empregatício (crachá, carteira ou contrato de trabalho vigente). Aos trabalhadores autônomos, é exigido entrega de cópia da ficha CNES ou alvará do serviço de saúde ou autodeclaração. Já trabalhadores de apoio devem levar declaração de vínculo do trabalhador.