A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 843 milhões de pessoas vão sofrer com dores lombares até 2050. Embora o problema esteja atrelado a fatores genéticos e de idade, manter uma boa postura na rotina pode ajudar a evitar dores e alterações musculares.
— Dores na coluna, fadiga, deformidades ósseas, alterações degenerativas articulares e contraturas musculares podem ser consequências da postura incorreta. O déficit de equilíbrio muscular e propriocepção também — diz Lívia Lobel da Luz, fisioterapeuta do Serviço de Fisioterapia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
A escoliose e a hérnia de disco são exemplos de doenças que, entre outras causas, são geradas pelo mau posicionamento e podem necessitar de tratamentos invasivos, como cirurgias. Estas consequências podem prejudicar a qualidade de vida e a capacidade de realizar atividades diárias. Em crianças e adolescentes, não manter uma boa postura coloca em risco o desenvolvimento físico, visto que grande parte das alterações posturais começam nestas fases.
Por isso, é importante iniciar hábitos de boa postura o quanto antes. Existem medidas que podem ser incorporadas na rotina para auxiliar a manutenção dos ossos e articulações alinhados em todas as etapas do dia. Mesmo que depois que as dores de coluna iniciem, bons hábitos ainda podem ajudar.
— A chave para se ter uma boa postura é o movimento, então a principal ação é não permanecer na mesma posição, sentado ou de pé, por longos períodos. Outro fator relevante é a realização de atividade física de forma regular, preferencialmente com a ajuda de um profissional habilitado para prescrição de exercícios de forma mais personalizada — explica Betiane Moreira Pilling, especialista em postura e Reeducação Postural Global.
Porém, os profissionais ressaltam a importância de conhecer o próprio corpo pela avaliação postural de fisioterapeutas ou educadores físicos. Este acompanhamento pode entender a necessidade de mudança de maus hábitos e melhor tratamento para cada paciente. Outros métodos como a reeducação postural global (RPG) e pilates têm sido indicados como prevenção e tratamento de quem já apresenta sintomas.
A avaliação postural é realizada de forma gratuita por um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), para maiores de 18 anos ou a partir de 15 acompanhados por responsável. Para participar, é necessário realizar agendamento prévio pelo Instagram (@postural.ufrgs). A consulta é realizada no Campus ESEFID da UFRGS, localizado na Rua Felizardo, 750, bairro Jardim Botânico.
Dicas para manter uma boa postura
- Durante o trabalho ou em qualquer momento sentado: as costas precisam estar apoiadas no encosto da cadeira e os pés no chão.
- De pé ou em caminhada: os ombros precisam estar alinhados e as costas retas. O abdômen precisa estar contraído e o olhar no horizonte.
- Na hora de dormir: posições de lado podem evitar as dores.
- Ao manusear smartphones: Manusear os telefones celulares de forma incorreta ocasiona dor no pescoço e ombros. É importante manter a postura mesmo quando manusear os aparelhos, e atentar para o corpo não se curve para baixo.
- Utilizar objetos e móveis adequados: a adequação do ambiente de trabalho com boas cadeiras, bem como a utilização de travesseiros em altura ideal para cada corpo e a qualidade do colchão também podem ser determinantes para uma boa postura.