Uma mulher de 52 anos foi diagnosticada com um cisto "gigante" de 53 quilos que precisou ser removido pelos médicos do abdômen. O caso ocorrido na Itália foi publicado pela revista científica American Journal of Case Report, em 21 de junho, que relata o processo envolvendo a paciente. A italiana acreditava estar apenas ganhando peso, mas acabou precisando fazer uma cirurgia de remoção da formação anormal.
Segundo o estudo, o cisto se originou na parte direita do ovário da paciente. Ele media 40 centímetros e pesava cinco quilos. Excessos de pele e 37 litros de fluido acumulados no corpo dela também foram drenados para fora. A mulher pesava 123 quilos antes da cirurgia.
O tipo de tumor encontrado no corpo da italiana é considerado raro pelos especialistas. Enquanto a maioria destes casos são de uma formação benigna e do subtipo mucinoso — cisto que surge a partir do tecido epitelial da superfície do ovário — a variante encontrada representa apenas cerca de 10% desses casos.
O risco da cirurgia era considerado altíssimo, visto que havia chances de hemorragia, trombose profunda, chegando, potencialmente, inclusive a morte. O procedimento cirúrgico durou seis horas e 40 minutos.
A paciente ficou dois meses no hospital, até receber alta. O caso ocorreu em 2021, mas foi divulgado pela revista no final de junho deste ano.
Outro caso de uma paciente que acreditava estar apenas engordando e acabou necessitando de um procedimento cirúrgico, ocorreu no Brasil, em setembro de 2022. Os médicos retiraram um tumor de 46 quilos de uma paciente com câncer há cinco anos sem saber da própria condição.