Apenas 48,48% do público-alvo foi imunizado contra a gripe no Rio Grande do Sul, conforme os dados do LocalizaSUS, ferramenta do Ministério da Saúde. Deste grupo, as crianças de seis meses a cinco anos incompletos tiveram a menor adesão, com somente 29,62% da meta alcançada para o grupo prioritário. Os idosos foram os que mais procuraram as doses, com 55,31%. A meta do MS é atingir 95% de imunização nos grupos considerados de maior risco.
Em Porto Alegre, o cenário é parecido. Apenas 44,78% do público-alvo foi vacinado, sendo as mulheres puérperas (que tiveram bebê recentemente), o grupo com menor adesão, com 22,45%. As crianças vêm logo após, com 25,57%.
De acordo com a prefeitura, os idosos foram os que mais se vacinaram, com mais de 170 mil doses aplicadas, ou seja, cerca de 54% da meta. Na sequência, há o grupo das pessoas sem comorbidades e que não integram grupos prioritários, com mais de 117 mil doses recebidas.
A prefeitura de Porto Alegre reforça a importância da vacinação, principalmente para crianças e idosos. Dados da Unidade de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde mostram que os dois grupos concentram os maiores percentuais de pessoas internadas por problemas respiratórios na Capital, neste ano. É importante que as gestantes sejam imunizadas para proteger bebês, já que eles só podem receber a primeira dose de vacina aos seis meses de vida.
Todas as unidades de saúde de Porto Alegre aplicam a imunização contra gripe, durante o horário de funcionamento de cada local. A campanha de imunização se encerraria no dia 31 de maio, mas o município decidiu seguir oferecendo as doses, que têm validade até dezembro. Mesma orientação dada pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) aos municípios gaúchos.
Com baixa procura, Porto Alegre aplica vacinas no feriado
Moradores da Capital podem aproveitar o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (8) para se vacinar contra a gripe na orla do Guaíba. Normalmente, a prefeitura suspende a vacinação em feriados e finais de semana em razão da baixa demanda, mas, desta vez, há oferta do imunizante contra o vírus influenza.
O atendimento será até 16h, em um ônibus estacionado ao lado da Usina do Gasômetro. Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem se vacinar. Não haverá imunização contra a covid-19.