O Japão confirmou na última sexta-feira (23), a primeira morte causada pela infecção do vírus Oz no mundo. Segundo o governo, trata-se de uma mulher de 70 anos, falecida no ano passado. O governo aposta que os carrapatos comuns em Kanto, nas regiões Central e Oeste, sejam os portadores do vírus.
A idosa teve perda de apetite, mal-estar, dores nas articulações e febre alta. Ela foi testada para coronavirus, mas os resultados foram negativos. A paciente chegou a ser medicada com antibióticos por causa de pneumonia, sendo liberada para observação em casa.
Houve, então, retorno da internação. Exames posteriores mostraram diminuição de plaquetas, distúrbios no fígado e reação inflamatória intensa. Houve suspeita da transmissão por carrapatos, já que os médicos perceberam picadas na paciente. Foram realizados, ainda, testes para bactérias como as causadoras da febre maculosa, também negativados.
A idosa teve problemas no coração, e exames sugeriram um quadro de miocardite. O vírus Oz foi detectado em alguns carrapatos em 2018 e pesquisas indicaram a disseminação em animais selvagens de diversas regiões do Japão, mas é a primeira morte em um ser humano. O governo conduz investigações sobre o vírus.