A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso de três produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023, pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda. Conforme o órgão, medida foi publicada nesta sexta-feira (16), por meio da Resolução RE 2.146, de 15 de junho de 2023. Também foi publicado o recolhimento voluntário desses produtos.
- Leite UHT integral
- Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro)
- Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25 kg)
O órgão informou que uma inspeção realizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) verificou que os produtos em questão foram produzidos pela empresa sem a devida autorização da pasta. Nos rótulos dos produtos, consta a informação errônea de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, com CNPJ diferente.
Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança. Segundo a Anvisa, a empresa iniciou o recolhimento voluntário.
Como reconhecer os produtos suspensos?
Para identificar se o produto está suspenso, basta verificar no rótulo a sua marca (Natville), a sua data de fabricação (entre janeiro e maio de 2023) e as informações de fabricação, conforme descrito a seguir:
- Leite UHT integral, 1 litro, marca Natville, e Leite UHT desnatado, 1 litro, marca Natville: nos rótulos dos produtos, consta a informação de produção pelo SIF 549 (Unidade de Beneficiamento do Leite e Derivados Laticínios Santa Maria Ltda. – CNPJ: 04.439.268/0003-47) e pelo SIF 2669 (CNPJ: 04.439.268/0001-85).
- Soro de Leite em pó parcialmente desmineralizado 40%, 25 kg, marca Natville: no rótulo dos produtos, consta a informação de produção pelo SIF 549 (Unidade de Beneficiamento do Leite e Derivados Laticínios Santa Maria Ltda. – CNPJ: 04.439.268/0003-47).
O recolhimento é de responsabilidade da empresa produtora do alimento. Quem tiver algum produto do lote informado, entre em contato com a empresa, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) disponível no rótulo.