Ao menos três hospitais do Litoral Norte gaúcho estão com as emergências lotadas nesta sexta-feira (26). Dois deles, em Tramandaí e Capão da Canoa, estão, inclusive, com restrição no atendimento.
Segundo a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas, que gere o hospital Tramandaí, o local está recebendo apenas "casos mais complexos". A emergência está operando com lotação de 137%, com 26 pacientes internados em 19 leitos até 15h. A maioria desses casos são clínicos, entre eles os gripais. De acordo com a fundação, somente no mês de maio, 178 pacientes foram testados positivos para síndromes gripais. Ainda não há previsão para o fim das restrições nos atendimentos.
Outro hospital com limitação temporária é o Santa Luzia, de Capão da Canoa, que está com 105% de ocupação na emergência. Na tarde desta sexta, havia 18 pessoas internadas em 17 leitos, sendo a maior demanda por atendimentos em clínica geral e cirurgia geral. A direção solicita que os casos de menor gravidade sejam encaminhados para outros serviços de atenção básica de saúde da rede.
O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, localizado em Torres, está operando com capacidade máxima na emergência, mas não há restrições no atendimento. De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, a situação deve ser normalizada nas próximas horas. Existem 10 leitos de emergência disponíveis, com o mesmo número de pacientes internados atualmente no setor.
A reportagem de GZH entrou em contato com a Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) buscando uma avaliação sobre a situação nas cidades da região, mas não recebeu nenhum retorno até o fechamento da reportagem.