Mais de 240 mil doses de imunizantes contra a covid-19 estão sendo distribuídos pelo governo do Estado nesta quarta-feira (3). As vacinas foram enviadas para as 18 coordenadorias regionais de saúde.
Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), 212 mil doses são bivalentes, que recentemente tiveram a recomendação ampliada para toda população com 18 anos ou mais.
A orientação vale para quem já recebeu, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen) como esquema primário, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose. Não é impeditivo estar com alguma das doses de reforço em atraso.
A distribuição pela SES é realizada quinzenalmente conforme a demanda solicitada pelas secretarias municipais de saúde. De acordo com a pasta, em caso de necessidade, são disponibilizadas doses extras aos municípios.
Além das vacinas para os adultos, na remessa também há imunizantes para o público infantil. Serão 12 mil doses da Pfizer Pediátrica para crianças de cinco a 11 anos. Outras 16 mil vacinas Pfizer Baby serão distribuídas para crianças dos seis meses a menores de cinco anos, que também podem ser utilizadas para a dose de reforço das crianças de três e quatro anos que fizeram as duas primeiras doses com CoronaVac, que também está sendo enviada aos municípios (3,2 mil doses).