A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou nesta terça-feira (25) que está ampliando a recomendação para ampliação de acesso à vacina bivalente contra covid-19 para a população a partir dos 18 anos. Os municípios gaúchos já estão autorizados a realizar a aplicação do imunizante.
De acordo com a SES, as prefeituras é que definirão se a vacinação será por um escalonamento das faixas etárias ou não, com base no número de doses disponíveis. Em Porto Alegre, por exemplo, a prefeitura já confirmou que iniciará a aplicação da vacina nesta quarta-feira (26) para as pessoas com 55 anos ou mais.
A ampliação da imunização ocorreu por meio de uma pactuação feita junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (Cosems/RS) e segue a orientação publicada pelo Ministério da Saúde (MS) nesta segunda-feira (24).
Pode fazer a vacina bivalente quem já recebeu, pelo menos, duas doses monovalentes (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como reforço, respeitando um intervalo de quatro meses da última aplicação. Não é impeditivo estar com alguma das doses de reforço em atraso para vacinação.
A dose de reforço para pessoas entre cinco e 17 anos, 11 meses e 29 dias será realizada com a vacina monovalente disponível. Mantém-se também a recomendação de vacinação contra a covid-19 de toda a população elegível acima de seis meses de idade.
Até agora, a bivalente era recomendada apenas para pessoas acima dos 60 anos, para pessoas com comorbidades acima dos 12 anos, gestantes, puérperas entre outros grupos prioritários. Dados da SES apontam que a faixa etária entre 70 a 79 anos foi a que mais procurou o imunizante, com cerca de 220 mil doses aplicadas em todo o Rio Grande do Sul.