A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre prevê para maio a inauguração do Centro de Referência do Transtorno Autista (Certa), na Avenida Bento Gonçalves. Em reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosman) da Câmara de Vereadores na terça-feira (4), o coordenador do Centro, o psiquiatra Alceu Gomes, projetou a abertura para o dia 5 do mês que vem.
A data, no entanto, não foi confirmada pela assessoria de comunicação da pasta, que afirma se tratar apenas de uma previsão. A estrutura, ao lado do Hospital Psiquiátrico São Pedro, está pronta. O edital para gestão do local foi vencido pela Associação Hospitalar Vila Nova.
O Certa, com capacidade para atender até 300 crianças de zero a 12 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi anunciado no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril de 2022. A promessa inicial era inaugurar o local ainda no primeiro semestre do ano passado, o que não foi cumprido.
Em novembro de 2022, a comissão já havia se reunido para debater a situação do Certa. Segundo a vice-presidente da Cosman, vereadora Cláudia Araújo, o executivo sofreu com a burocracia.
— Precisava capacitar os funcionários também, isso estava sendo feito isso em relação a monitores, todos que vão trabalhar no Centro. Não adianta abrir e funcionários não estarem aptos — declarou a vereadora.
No último domingo (2), durante caminhada em alusão ao Dia Internacional de Conscientização do Autismo, Alceu Gomes afirmou que o atraso ocorreu por necessidade de ajustes no projeto, já que o Certa seria uma estrutura inédita.
Quando pronto, o Certa vai reunir neuropediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, fisioterapeutas e atendimento pedagógico especializado. O encaminhamento será realizado por meio das unidades de saúde e por escolas conveniadas do município. A expectativa é diminuir o tempo de diagnóstico.
— Essa criança vai passar por todas essas avalições em um mês. E após essas avaliações, o grupo vai se reunir num comitê e vai fechar o diagnóstico ou não — promete.