Depois da incerteza sobre a garantia de atendimento e da necessidade de ordem da Justiça, a Secretária Municipal de Saúde de Sapiranga transferiu em uma ambulância do município a bebê de sete meses que aguardava por procedimento de urgência na área de otorrinolaringologia. A menina chegou ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) na madrugada deste domingo (23).
A bebê esteve internada inicialmente no Hospital Regina, de Novo Hamburgo, para onde havia sido levada pelo poder público de Sapiranga, já com necessidade de atenção especializada. O problema de indefinição sobre o atendimento se agravou, pois o hospital não dispunha dos recursos necessários para dar prosseguimento ao tratamento de saúde.
Mesmo com a ordem da Justiça, a criança aguardou por cerca de 24 horas pelo transporte em ambulância para Porto Alegre. A decisão judicial determinou que o deslocamento fosse custeado pela prefeitura de Sapiranga. A saída do Hospital Regina ocorreu à 1h42min deste domingo. A decisão havia sido assinada as 23h11min de sexta-feira (21).
A assessoria de comunicação do HCPA foi consultada pela reportagem de GZH sobre a condição de saúde da menina, mas não respondeu sobre isso até a publicação desta matéria.