O lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, nesta segunda-feira (27), terá a participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do presidente Lula, que receberá uma dose da vacina bivalente da Pfizer contra a covid-19. O evento será em um centro de saúde de Brasília (DF), a partir das 15h.
Em todo o país, a primeira fase contempla idosos a partir de 70 anos, moradores e trabalhadores de instituições de longa permanência, pacientes imunocomprometidos, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. No Rio Grande do Sul, como em outros Estados, haverá escalonamento por faixas etárias. Porto Alegre, que já disponibilizou as vacinas para as casas geriátricas, aplica a vacina bivalente, nesta segunda, em pessoas a partir de 90 anos.
Na sequência, a partir de abril, a campanha terá foco na gripe, na poliomielite e no sarampo, além dos demais imunizantes oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
— A importância é aumentar a cobertura vacinal de todas as vacinas, que o Brasil recupere a posição que já teve com seu programa nacional de imunizações de ser um país que vacina bem — disse a ministra em entrevista à TV Globo.