A prefeitura de Porto Alegre começará nesta quarta-feira (8) a aplicar vacinas contra a covid-19 em crianças de seis meses a três anos incompletos sem comorbidades. O serviço estará disponível em cinco unidades de saúde: Álvaro Difini, Navegantes, Ramos, Santa Marta e Tristeza.
Desde novembro, a vacinação para a faixa etária era oferecida apenas para quem tem comorbidades. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alegava que não havia imunizantes suficientes para ampliar ao público geral. Agora, a medida será colocada em prática em razão de novas remessas de Pfizer Baby recebidas pela Capital nesta terça-feira (7).
Ao todo, o governo gaúcho distribuiu aos municípios 64 mil doses desse imunizante, específico para os pequenos. Outras 46 mil estão sendo destinadas para pessoas a partir dos 12 anos. O quantitativo chegou ao Rio Grande do Sul após envio do Ministério da Saúde na última sexta-feira (3).
Documentação
Para que seja feita a aplicação, pais ou responsáveis legais necessitam apresentar seu documento de identidade, além do da própria criança, que deve estar também com a sua carteira de vacinação. Os responsáveis legais precisam estar presentes no momento da vacinação. Se houver um outro acompanhante, é preciso apresentar uma autorização feita pelos pais.