Manter a hidratação de maneira correta para ter uma vida saudável é uma dica que todo mundo já ouviu alguma vez. Porém, para este hábito dar resultados, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em roubada: beber água de forma errada pode causar alguns prejuízos à saúde.
Cerca de 70% do corpo humano é composto por água, mas é preciso manter um equilíbrio no consumo para que o organismo funcione bem. De acordo com a nutricionista funcional Gisele S. Silveira, a quantidade de água que precisa ser ingerida diariamente varia para cada pessoa. O ideal é tomar de 30 a 35 mililitros por quilo do seu peso corporal, portanto, alguém que tenha 81 kg deve tomar em média 2,8 litros de água por dia. Já uma pessoa com 57 kg precisa de apenas 2,1 litros.
Confira dicas para não beber água de forma errada:
Assim como tomar pouca água não é bom, beber demais também não. O consumo excessivo ocorre quando uma pessoa ingere mais água do que o corpo consegue eliminar, o que pode desregular o nível de sódio no corpo. No entanto, segundo Gisele, não é comum uma pessoa chegar a um quadro de hiper-hidratação. Agora, mesmo que você tome a quantidade ideal de água por dia, se ela não for bem distribuída ao longo do tempo pode fazer mal.
— Muita água de uma vez só pode aumentar o volume do nosso estômago, causando desconforto. É importante que o volume de água seja dividido durante todo o dia — orienta a nutricionista.
Além disso, não é recomendado tomar água durante as refeições, já que o excesso do líquido pode atrapalhar a digestão. O ideal é que o consumo seja feito longe das refeições, principalmente almoço e jantar.
Nos dias de calor intenso é inevitável a vontade de beber água gelada, o que pode gerar preocupação com o risco de choque térmico. No entanto, a o líquido em baixas temperaturas que bebemos vai sendo aquecido pelas trocas de calor com o corpo e, quando chega ao sistema digestivo, já está na temperatura corporal ideal.
Para manter o hábito de beber muita água ao longo do dia é comum que as pessoas andem com garrafinhas para facilitar o acesso a hidratação. Porém, de acordo com Gisele, se a água ficar parada por muito tempo, especialmente se tiver ficado exposta ao sol em dias quentes, existe o risco de contaminação que pode levar a quadros de intoxicações alimentares.
Acordar para beber água durante a noite pode atrapalhar o sono e causar indisposição no dia seguinte, mas além disso, a prática não gera um problema para a saúde. A nutricionista salienta apenas que é importante verificar se isso não pode ser um sintoma de diabetes. Para fugir da sede noturna evite consumir álcool e alimentos salgados ou picantes antes de se deitar, hidrate-se durante o dia e consulte um médico para investigar outras possíveis causas.