O Ministério da Saúde iniciou nesta segunda-feira (16) a distribuição aos Estados de 740,2 mil doses da vacina CoronaVac contra a covid-19. Com a remessa, o objetivo é retomar a vacinação de crianças de três a 11 anos contra o coronavírus em todo o país. O Rio Grande do Sul recebeu 29.180 unidades do imunizante, que serão destinadas a primeiras aplicações no público pediátrico de três e quatro anos.
Conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Painel de Monitoramento da Imunização, foram imunizadas até o momento com a primeira dose 20,6% das meninas e dos meninos nesta faixa etária, o percentual mais baixo de todas as idades no Estado. Com a chegada das novas doses, a diretora da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, espera que a vacinação avance entre os pequenos.
— Aguardamos por parte do Ministério da Saúde um número maior de doses nos próximos dias, ainda mais que as crianças estão sendo acometidas por infecções associadas ao SARS-Cov e síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica (SIM-P), além da covid prolongada, que também se manifesta neste público. Para contempla-las e manter a vacinação contra a covid no calendário vacinal, precisamos de mais remessas — disse nesta tarde.
Do lote, 14.590 doses serão distribuídas às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) a partir desta terça. As outras 14.590 doses ficarão armazenadas na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, para a aplicação da segunda dose, com intervalo de quatro semanas.
Segundo informe do Ministério da Saúde, seguem em andamento tratativas junto aos laboratórios para "garantir mais imunizantes para o público infantil o mais brevemente possível". A expectativa é que seja firmado com o Instituto Butantan um novo aditivo contratual para aquisição de mais 2,6 milhões de unidades da CoronaVac nos próximos dias.
Na última quarta-feira (11), o Butantan entregou 750 mil doses da vacina ao Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para a vacinação do público pediátrico. As doses adquiridas fazem parte do terceiro aditivo do contrato de compra de 10 milhões de vacinas, realizado no início de 2022, e foram produzidas no complexo fabril do instituto, em São Paulo, com Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) importado da farmacêutica Sinovac, na China.
Vacinas da Pfizer
Na terça-feira (17), 30.576 doses da vacina da Pfizer serão distribuídas às CRS para aplicação da segunda dose na população a partir de 12 anos. A Secretaria da Saúde também já solicitou doses da Pfizer pediátrica para imunização de crianças entre cinco e 11 anos. No entanto, não há previsão de entrega pelo Ministério da Saúde.