Esta segunda-feira (12), primeiro dia de funcionamento do novo endereço da Farmácia de Medicamentos Especiais em Porto Alegre, foi marcada por filas. Pela manhã, houve reclamações sobre o número de pessoas em espera, do lado de fora e sob o sol, chegar a 30. À tarde, quando a reportagem de GZH esteve no local, encontrou cerca de 15 pessoas na parte externa. O agora Centro Logístico de Medicamentos Especiais fica na Avenida Azenha, 295, Bairro Azenha.
O novo local de atendimento tem o dobro de guichês em relação ao antigo espaço, com capacidade de espera para 80 pessoas dentro do prédio. O serviço mudou de endereço por causa da troca da gestão, que passou da Secretaria de Saúde do Estado (SES)para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo a pasta, a fila registrada nesta segunda-feira ocorreu por demanda represada. Conforme a SMS, a Farmácia de Medicamentos Especiais, que estava sob gestão do Estado, parou de dispensar os medicamentos no meio da semana passada. Ou seja, toda demanda de quarta-feira (7) até esta segunda acumulou.
A versão, porém, é contestada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que nega que alguma demanda tenha ficado represada e afirma que a farmácia funcionou normalmente até a última sexta-feira (9). A previsão, segundo a prefeitura, é que o atendimento volte ao normal a partir desta terça-feira (13).